domingo, 29 de março de 2009

Audiência Pública sobre segurança em Fotos





CJP-TF no Fórum Social Mundial 2009

Tivemos o privilégio de participar do FSM2009, que aconteceu exatamente no território de atuação da CJP-TF, no bairro da Terra Firme, mais precisamente na Universidade Federal Rural da Amazônia e Universidade Federal do Pará.

O FSM2009 se mostrou um excelente espaço para que a CJP local estabelecesse contato com as comissões de outros locais do Brasil e do mundo, e outras organizações que desenvolvem trabalhos na mesma linha. Também participamos de uma atividade em sala, a convite de dois professores de filosofia do Instituto Pensamento Nômade, intitulada "A Doutrina do Estado: Passerin D'Entreves e Hannah Arendt.", que contou também com a presença da Caravana da Paz. Na atividade, apresentamos, com o auxílio de slides, a experiência da CJP-TF no trabalho social ao longo de várias atividades, além de levarmos aos participantes do Fórum a realidade e o cotidiano dos moradores da Terra Firme.

No penúltimo dia, promovemos uma caminhada pelas ruas da Terra Firme, levando os participantes do fórum para conhecer nosso bairro, tendo em vista a necessidade de haver uma troca mais intensa entre os moradores do bairro e os participantes do evento. A caminhada contou com forte participação dos participantes do Tribunal do Juri Popular, que carregavam cartazes clamando justiça por crimes cometidos em vários lugares do país.


Companheiro da Comissão Justiça e Paz Indiana



Atividade com Instituto Pensamento Nômade



Caminhada pelas ruas do bairro

sábado, 14 de março de 2009

Terra Firme realiza Audiência Pública de Segurança

A Comissão "Justiça e Paz" da Terra Firme (CJP-TF), da paróquia São Domingos de Gusmão realizará a I Audiência Pública de 2009, no bairro, com o tema "Segurança Pública", na próxima segunda-feira (16), às 19 horas, no auditório da escola estadual "Brigadeiro Fontenelle".

O evento se configura como uma das ações concretas da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema "Fraternidade e Segurança Pública" e como lema "A Paz é fruto da Justiça".

O objetivo da audiência é cobrar do Estado ações concretas e imediatas para o combate à violência no bairro. Mas, não apenas isso. Entre as reivindicações, a comunidade exige que o poder público dê respostas às diversas problemáticas sociais da Terra Firme. Isto é, não apenas no âmbito da segurança, mas em outras dimensões como educação, esporte, cultura, lazer, saneamento, geração de emprego e renda, que pertinentemente constituem vias de ação para a obtenção de resultados de médio e longo prazos. Tudo isso sob o acompanhamento do Ministério Público do Estado do Pará.

A CJP-TF tem uma atuação voltada para a defesa dos direitos humanos e existe desde 2004, sendo a primeira comissão paroquial criada em todo Brasil. Após a sua constituição, outras paróquias de Belém e de outras cidades do país também instituíram suas CJP's.

Apesar de estar constantemente figurando nas matérias jornalísticas da grande imprensa de Belém como um dos bairros mais violentos, a Terra Firme tem um histórico recheado de ações características de uma comunidade comprometida com a defesa de seus direitos, com a valorização da vida e com a luta contra qualquer forma de violência. A CJP-TF tem em seus registros atividades como, “Pré-grito dos Excluídos”, campanhas de combate à corrupção eleitoral, campanha de coleta de assinaturas para a aprovação da lei “Ficha Limpa”, audiência pública sobre saneamento básico, entre outras.

Entre os convidados para a audiência, que comporão a mesa de debates, estão Ministério Público do Estado do Pará, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Defensoria Pública, Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública, Tribunal de Justiça do Estado, Câmara Municipal de Belém e Assembléia Legislativa do Estado do Pará. Na mediação dos debates, o padre Bruno Sechi, pároco da paróquia São Domingos de Gusmão e coordenador da CJP arquidiocesana.